GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Cobra-papagaio


Corallus caninus – A cobra-papagaio é uma das serpentes mais belas. Sua coloração é verde com faixas brancas na região dorsal, e amarelada na região ventral. Os olhos são vermelhos. A cauda é preênsil. Pode medir até 1,80 metro de comprimento.

 

 
Vive nas florestas tropicais da América do Sul. Pode ser encontrada no Suriname, Equador, Colômbia, Venezuela, Guianas, Peru, Bolívia e Brasil.
 
Não é uma cobra peçonhenta, matando suas presas por constrição. Apesar de não possuir veneno, seus dentes são grandes e fortes. Para caçar, utiliza suas fossetas labiais para captar calor produzido pelos animais. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, anfíbios e outros répteis.
 
Tem hábitos noturnos e arborícolas. Durante o dia, passa horas enrolada nos galhos e troncos das árvores.
 
É uma cobra ovovivípara, ou seja, o ovo permanece dentro do corpo materno, até o fim do desenvolvimento embrionário, liberando filhotes já completamente formados. A fêmea pode gerar de seis a 14 filhotes após sete meses de gestação. Os filhotes nascem com coloração avermelhada ou alaranjada e já conseguem caçar e escalar árvores assim que nascem.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento e captura para o tráfico de animais silvestres. 

Conheça o site Notícia Animal.


28 de abril de 2014