Bicho do Dia: Chopim

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Molothrus bonariensis  – Também conhecido como pássaro-preto, o chopim é famoso por ser uma ave parasita de ninhos. A fêmea bota seus ovos em ninhos de outras aves e os abandona. Apesar de botar até cinco ovos, coloca apenas um em cada ninho hospedeiro. Os filhotes são criados por mães adotivas, geralmente da espécie tico-tico. Como os ovos do chopim têm período de incubação inferior aos dos ovos das espécies hospedeiras (12 dias), seus filhotes nascem antes e expulsam os outros, aumentando suas chances de desenvolvimento. Cabem também aos pais adotivos os cuidados com os filhotes.
 

 
Mede até 21 centímetros de comprimento e pode pesar até 52 gramas. A plumagem do macho é totalmente escura (aparenta ser negra à distância, mas quando observada ao sol é azul-escura), enquanto a fêmea é marrom acinzentada.
 
É encontrado do Panamá até a Argentina. No Brasil, pode ser avistado em todos os estados. Vive em áreas de campos, mas também pode habitar zonas rurais e centros urbanos.

Onívoro, alimenta-se de sementes, grãos, frutos e artrópodes. Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em grupos grandes com dezenas de indivíduos. Voa em bando das árvores onde repousa até o solo em busca de comida. Pode procurar sementes mal digeridas nas fezes de bovinos e equinos.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com pesticidas e com o tráfico de animais silvestres.

 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário