Bicho do Dia: Caturrita

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Myiopsitta monachus –  A caturrita é um pequeno psitacídeo (família dos periquitos e araras) que vive nas regiões subtropicais e temperadas da América do Sul, desde os Andes até o sul do Brasil. Foi introduzida nos Estados Unidos, México, Porto Rico, Japão e na Europa (provavelmente espécimes criados como animais de estimação que fugiram ou foram soltos). 

 


Mede até 29 centímetros de comprimento, 53 centímetros de envergadura e pesa até 140 gramas. As asas e a região dorsal são verdes, enquanto que o peito, o pescoço, região ventral e testa são acinzentados. Apresenta ainda algumas penas azuis nas asas e na cauda e o bico é alaranjado. Não há dimorfismo sexual.

Tem hábitos diurnos e gregários, formando bandos de até 50 indivíduos. É uma ave que vocaliza muito, principalmente quando o grupo se encontra em áreas de alimentação. Alimenta-se de frutos, folhas, flores, brotos, sementes e outros grãos.

Ao contrário das demais espécies de psitacídeos, que nidificam em troncos ocos ou em buracos em encostas, a caturrita constrói o próprio ninho. Nidifica em colônia, formando grandes ninhos comunitários que podem medir mais de um metro de diâmetro. Utilizam gravetos na construção, geralmente feita nas copas das árvores. O ninho é utilizado durante todo o ano, inclusive fora do período de reprodução, já que fornece abrigo e proteção. A fêmea bota até 11 ovos, que são incubados por 24 dias.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a captura para o tráfico de animais silvestres e também é perseguida por fazendeiros, que a consideram uma praga, já que pode se alimentar em plantações de milho e outros grãos.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário