Bicho do Dia: Cardeal

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Paroaria coronata – Também conhecido como cardeal-de-topete-vermelho, o cardeal vive em campos de vegetação alta e borda de matas nas regiões sul e centro-oeste do Brasil. Foi introduzido nos estados do sudeste. Pode ser encontrado também na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Bolívia.
 

 
Mede até 18 centímetros de comprimento. A face, o pescoço e o topete são vermelhos, o peito e a região ventral são brancos e as costas e as asas têm penas na cor cinza. Não apresenta dimorfismo sexual.
 
Alimenta-se de grãos, sementes, frutas e insetos. Quando procura comida no solo, movimenta-se aos saltos. Tem hábitos diurnos e gregários (exceto na época de reprodução, quando os casais se separam do bando). Banha-se frequentemente na água e na areia.
 
O casal constrói o ninho com gravetos, musgo e pelos de animais, geralmente no topo das árvores. A fêmea bota de dois a quatro ovos, que são incubados por 13 dias. Pode realizar até quatro posturas por ano. O topete dos filhotes é menos chamativo do que dos pais e na cor de ferrugem. Durante o período de incubação, se torna muito territorialista e agressivo com outras aves.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento e principalmente com o tráfico de animais silvestres, já que é uma ave muito procurada por contrabandistas por sua beleza.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário