Bicho do Dia: Caracal

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Caracal caracal – O caracal é um felino de médio porte encontrado em quase todo o continente africano e ao sul da Ásia. Habita savanas, regiões montanhosas e desertos (tanto que também é conhecido como lince-do-deserto).

 

Mede até 60 centímetros de comprimento, mais 30 centímetros de cauda, 50 centímetros de altura e pode pesar até 19 quilos. A pelagem varia do marrom claro ao cobre, com pêlos brancos na região ventral, nas bochechas e abaixo dos olhos. As orelhas são longas e apresentam tufos de pêlos negros nas extremidades.

 

Alimenta-se de pequenos mamíferos, como roedores e coelhos, mas pode atacar também filhotes de antílopes e gazelas. É famoso pela sua habilidade em caçar pássaros durante o voo. O caracal consegue saltar verticalmente a uma altura de três metros e pegar a ave no ar com suas grandes patas. Além de saltar, é um excelente corredor (é o mais veloz entre os felinos de médio porte).

 

É um animal solitário e territorialista. O casal se encontra apenas durante o período de reprodução. O período de gestação é de 80 dias, nascendo de dois a quatro filhotes. O parto ocorre em um ninho construído em um buraco no chão ou em um oco de árvore caído.

 



Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a perda de habitat, caça e tráfico, já que é comercializado como pet. 



Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário