Bicho do Dia: Caninana

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Spilotes pullatus – A caninana é uma serpente encontrada em todo o Brasil, principalmente na Mata Atlântica e em áreas de cerrado. Vive também do norte da Argentina até a América Central. Pode ser vista em áreas rurais e até mesmo em centros urbanos.


Pode medir até 2,50 metros de comprimento e pesar 1,30 quilos. Os machos são maiores do que as fêmeas. Sua coloração é negra e amarela (desde o amarelo claro, quase branco, até o amarelo alaranjado). É ágil, rápida e muito agressiva, mas não é uma espécie peçonhenta e não possui presas inoculadoras de veneno. Quando se sente ameaçada, a caninana infla seu pescoço para parecer maior e, em último caso, dá o bote. É importante deixar claro que esta cobra não oferece risco aos seres humanos, já que prefere fugir a atacar as pessoas. 

Tem hábitos diurnos e semi-arborícolas. Movimenta-se com agilidade entre os galhos das árvores, mas pode caçar também no solo. Caça pequenos mamíferos, aves e outros répteis. Como também ovos de aves e répteis.

Durante o período de reprodução, o macho se aproxima da fêmea e a segue até ser aceito por ela. É uma cobra ovípara, ou seja, a fêmea bota ovos. A postura varia de 15 a 18 ovos, que são incubados por 85 dias.

Não é uma espécie ameaçada de extinção.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário