Bicho do Dia: Camelo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Camelus bactrianus – O camelo é originário das estepes da Mongólia e da China. No entanto, este animal encontra-se criticamente ameaçado de extinção na natureza e as maiores populações atuais são domesticadas (é usado como meio de transporte e também criado para o consumo de sua carne, leite e pele). Hoje é encontrado em estado selvagem apenas no deserto de Gobi. Indivíduos foram introduzidos na Austrália, onde se tornaram uma praga, já que desequilibraram o bioma local.

 
Pode medir até 2,50 metros de altura, três metros de comprimento e pesar até 900 quilos. A pelagem varia do marrom claro ao marrom escuro. As patas são largas, o que previne que o animal afunde na areia. Possui duas corcovas em suas costas, diferenciando-se do dromedário, que possui apenas uma. Essas corcovas servem para armazenar gordura, sendo uma importante reserva de alimento para os períodos que o animal passa sem se alimentar. 
 
Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos compostos por centenas de indivíduos. É vegetariano e necessita de comida rica em sal. Alimenta-se de plantas rasteiras, arbustos e outras folhas.
 
Curiosidade: o camelo é um animal adaptado às mais diversas condições climáticas, suportando tranquilamente desde temperaturas acima dos 40º até o frio abaixo de zero. Pode também permanecer durante dias sem comer ou beber água.
 
O período de gestação é de 13 meses, nascendo apenas um filhote. O recém-nascido apresenta pelagem macia e nasce sem as corcovas características da espécie. Cerca de duas horas após nascer, o filhote consegue ficar de pé e procura a mãe para mamar.

 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário