Bicho do Dia: Calopsita

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Nymphicus hollandicus – Endêmica da Austrália, tem como habitat natural áreas semiáridas. A calopsita, no entanto, voa a longas distâncias em busca de alimento e é sempre encontrada próxima à água. Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos compostos por centenas de indivíduos.

 

 
Mede até 30 centímetros de comprimento. A plumagem é amarela, cinza e branca, geralmente com um topete de penas finas nas cores amarelo e cinza e uma mancha cor de laranja em cada lado da face. Devido à criação em cativeiro, diversas novas colorações surgiram, inclusive animais totalmente brancos (são reconhecidos 15 padrões diferentes de mutações). Os machos têm o rosto amarelo vivo e as manchas laranjas são mais evidentes. Já as fêmeas apresentam face cinzenta e manchas no interior das penas da cauda.
 
Na natureza, a calopsita, ao contrário da maioria dos psitacídeos (papagaios, araras e cacatuas), não vocaliza muito, sendo uma ave até mesmo discreta. Já em cativeiro, pode aprender a assobiar e até mesmo reproduzir algumas palavras.
 
Alimenta-se de grãos, sementes, frutos e algumas folhas.
 
Nidifica em ocos de árvores, geralmente em ninhos abandonados por outras aves. A fêmea bota de quatro a sete ovos, que são incubados pelo casal por até 22 dias.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção. É a segunda ave mais criada como pet no mundo, perdendo apenas para o periquito-australiano.

 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário