Bicho do Dia: Bongo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Tragelaphus eurycerus – O bongo é o maior e mais chamativo antílope de floresta. Pode medir até 3,15 metros de comprimento (incluindo a cauda), 1,25 metro de altura e pesar até 405 quilos. Tem pelagem ruiva com faixas brancas verticais nas laterais do corpo. Possui marcações brancas também nas pernas, no peito e na face, que é negra. Os chifres dos machos são mais longos e podem medir até 95 centímetros, mas ambos os sexos apresentam cornos em espiral. Apresenta uma crina curta que vai da nuca até a cauda.
 

É encontrado na África subsaariana em florestas da costa oeste e na região central. Os machos são solitários e as fêmeas vivem em grandes grupos familiares de até 50 indivíduos.
 
Tímido e silencioso, o bongo se mantém camuflado na vegetação durante o dia e sai para comer no final da tarde e no início da noite. Vegetariano, alimenta-se de gramíneas e outras folhas, raízes, cascas de árvores e frutos. Para alcançar as folhas mais altas, ergue-se sobre as patas traseiras e se apoia com as dianteiras no tronco. O bongo também necessita de sal em sua dieta e para isso visita salinas naturais. Também ingere madeira queimada (geralmente árvores atingidas por raios), o que, segundo alguns cientistas, é uma maneira de ingerir sal e minerais.
 
O período de gestação é de até 287 dias, nascendo apenas um filhote. O recém-nascido, assim como em todos os antílopes, já consegue ficar de pé poucos minutos após o nascimento. O desmame ocorre após seis meses.
 
É uma espécie em perigo de extinção devido à caça e ao desmatamento.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário