Bicho do dia: Blesbok

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Damaliscus pygargus phillipsi – O blesbok, também conhecido como damalisco, é um antílope africano que está extinto na natureza, sendo encontrado apenas em reservas particulares, criadores conservacionistas e fazendas. Devido à caça para consumo da carne e utilização da pele, foi exterminado das savanas e campos abertos sul africanos no final do século XIX.

 

 
O corpo é compacto, o pescoço é curto e o rosto é comprido e estreito. Ambos os sexos apresentam chifres em forma de lira e que podem medir até 50 centímetros. A pelagem é marrom avermelhada, com manchas brancas na face, ancas, barriga e pernas. Difere-se do bonteboque pela mancha na face, que não é contínua e apresenta uma divisão entre os olhos. Mede até um metro de altura (a partir do ombro), 1,60 metro de comprimento, mais 45 centímetros de cauda e pode pesar até 80 quilos (as fêmeas não ultrapassam os 70 quilos).
 
Alimenta-se de gramíneas e passa a maior parte do dia pastando. Durante as horas mais quentes do dia, descansa em áreas sombreadas e próximas à água. Vive em grupos compostos por um macho adulto dominante e até 25 fêmeas e seus filhotes. O macho demarca seu território com excrementos, marcas no solo e secreções das glândulas pré-orbitais.
 
O período de gestação é de oito meses, nascendo apenas um filhote. Uma hora após o parto, o recém-nascido já é capaz de ficar de pé e acompanhar a mãe. O filhote não apresenta a mancha branca na face.
 
Hoje, graças à criação em reservas particulares e criadores conservacionistas, o blesbok tem sido reintroduzido em algumas áreas. A caça está controlada e o principal perigo é a hibridização com outra subespécie, o bonteboque.
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário