Bicho do dia: Biúta

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Bitis arietans arietans – A biúta, também conhecida como víbora-arieti, é uma serpente africana altamente venenosa. Quando sente-se ameaçada, infla o corpo para parecer maior e emite um silvo alto, para desencorajar a aproximação. Seu veneno é citotóxico e causa dor e inchaço no local da mordida, além de hemorragia e necrose. Pode matar uma pessoa caso a mesma não receba atendimento rápido. Como passa a maior parte do tempo no chão e se camufla muito bem com a folhagem seca, ela é invariavelmente pisada, ocorrendo um grande número de acidentes.



 

Pode medir até 1,20 metro de comprimento (os machos são maiores e possuem caudas mais longas). A cabeça é larga e o focinho arredondado. A coloração é amarela brilhante, com manchas escuras pelo corpo e cabeça. A região ventral é mais clara, variando do amarelo ao branco.

 

Esta subespécie habita savanas, encostas de montanhas e regiões semidesérticas do sul da África. Alimenta-se de pequenos mamíferos, pássaros e lagartos. Pode caçar também outras cobras.

 

Na época de reprodução, as fêmeas produzem feromônio para atrair os machos. É uma cobra vivípara, ou seja, não bota ovos. Pode dar a luz a, em média, 60 filhotes. Os recém-nascidos medem até 17 centímetros de comprimento.

 

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas como as demais cobras venenosas, costuma ser perseguida e morta indiscriminadamente.

 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário