Bicho do Dia: Biguá

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Phalacrocorax brasilianus – O biguá, também conhecido como mergulhão e corvo-marinho, é uma ave aquática que pode ser encontrada desde os Estados Unidos da América até a Argentina. Em território nacional, habita rios e lagos de todos os estados, até mesmo em parques públicos e centros urbanos.
 
 
 
Sua plumagem é predominantemente negra. Pode medir até 75 centímetros de comprimento e pesar até 1,30 quilo. O pescoço é longo, o bico é fino e cinza, com a ponta em forma de gancho, o que facilita a captura de peixes. Os pés possuem membranas interdigitais, o que facilita a locomoção na água.
 
Para pescar peixes e crustáceos, mergulha na água e pode permanecer por um longo tempo submerso. Ao contrário dos patos, não possui glândulas uropigiais que tornam as penas impermeáveis. O biguá fica com a plumagem encharcada, o que facilita o mergulho. Para secar suas penas, pousa com as asas abertas, como se estivesse tomando um banho de sol.
 
Vive em bandos e pode ser avistado junto a outras aves, como garças, biguatingas e socós.
 
Nidifica em árvores localizadas próximas às margens de rios e lagos. A fêmea bota de dois a cinco ovos, que são incubados pelo casal por 24 dias. Os recém-nascidos apresentam plumagem marrom.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção devido a grande extensão de suas populações. No entanto, sofre com a poluição das águas e com a pesca predatória.
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário