GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do dia: Arraia-manchada


Potamotrygon hystrix – A arraia-manchada, também conhecida como arraia-histrix, vive no fundo dos rios das bacias do Paraná e Paraguai, na Argentina e no Brasil. Passa a maior parte do tempo enterrada na areia. É um animal territorialista e não tolera a presença de outras espécies.

 

 
Mede até 40 centímetros de diâmetro, 70 centímetros de comprimento e pesa até 15 quilos. O corpo é arredondado e achatado. A coloração é marrom claro com manchas no dorso e região ventral rosada. A cauda é longa e possui ferrão pontiagudo e serrilhado de até seis centímetros. Apresenta glândulas que produzem um muco tóxico no ferrão, que causam dor profunda na vítima. A boca e as guelras de entrada ficam na parte inferior, enquanto que os olhos e as guelras de saída ficam na região dorsal. 
 
Carnívora, a arraia-manchada alimenta-se de moluscos, crustáceos, vermes, larvas de insetos e pequenos peixes. 
 
Os machos possuem um par de apêndices sexuais chamados cláspers, um em cada barbatana pélvica, que são utilizados para inseminar as fêmeas durante o acasalamento. Os filhotes se desenvolvem dentro da mãe por um período de até 12 semanas e nascem completamente formados e com um saco vitelino que garantirá alimentação durante os primeiros dias de vida.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com a pesca, poluição das águas e captura para aquarismo. 

Conheça o site Notícia Animal.


15 de maio de 2014