GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bicho do Dia: Aratinga-mitrata


Psittacara mitrata – A aratinga-mitrata é um psitacídeo (família das araras e papagaios) nativo das florestas dos Andes. É encontrada no Peru, Bolívia e norte da Argentina. Foi introduzida nos Estados Unidos, especialmente nos estados da Flórida, Havaí e Califórnia, onde se adaptou ao ambiente e hoje se reproduz com facilidade.


Mede até 38 centímetros de comprimento e pesa até 275 gramas. A plumagem é predominantemente verde, com manchas vermelhas na face, cabeça e coxas. A pele ao redor dos olhos é nua e branca. O bico é forte, curvado e claro.

Tem hábitos diurnos e gregários, podendo formar bandos compostos por centenas de indivíduos. Vocaliza muito durante o voo, principalmente quando está a caminho de pontos de alimentação ou se sente ameaçado.

Alimenta-se de sementes, frutas e castanhas, que consegue quebrar com seu forte bico.

Nidifica em ocos de árvores e em penhascos. A fêmea bota de dois a três ovos, que são incubados por até 23 dias. Os filhotes quase não apresentam penas vermelhas, que surgem quando apenas quando atingem a maturidade.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, sendo comum em seu habitat natural e também nas regiões em que foi introduzida. No entanto, sofre com a captura para o comércio ilegal de aves, uma vez que, além da beleza, também atrai pela inteligência e pela capacidade de imitar algumas palavras.

Conheça o site Notícia Animal.


07 de março de 2014