Bicho do Dia: Araracanga

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ara macao – A araracanga é muito confundida com a arara-vermelha, diferindo-se pelas penas amarelas no exterior das asas (a arara-vermelha possui penas verdes). Mede até 89 centímetros de comprimento e pode pesar até 1,20 quilo. A plumagem é predominantemente vermelha, sendo as asas tricolores, com penas vermelhas, amarelas e azuis. A face é nua e branca. O bico, forte e curvado, é branco na parte superior e preto na inferior. Não apresenta dimorfismo sexual. É também conhecida como arara-piranga.

 

 
É encontrada em florestas úmidas e clareiras, vivendo em grandes e barulhentos grupos. Pode ser vista também com outras espécies de araras e papagaios. Vive do México até a América do Sul. No Brasil, é encontrada na Floresta Amazônica, nos estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso.
 
Alimenta-se de frutos, castanhas, grãos e sementes. Pode comer também argila, que facilita a digestão e elimina toxinas.
 
Nidifica em ocos de árvores altas ou em paredões de rocha. A fêmea bota de um a três ovos que são incubados por até 30 dias. A fêmea realiza a incubação e o macho se responsabiliza pela alimentação da mãe e dos filhotes. É uma ave monogâmica.
 
Não é uma espécie ameaçada, mas sofre com o desmatamento e com o tráfico, sendo considerada extinta em algumas regiões do Brasil.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário