Bicho do Dia: Aburria

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Aburria aburri – A aburria é talvez a espécie de cracídeo (mutuns e jacus) menos conhecida e estudada. Habita as florestas tropicais, subtropicais e regiões montanhosas, inclusive nas encostas da Cordilheira dos Andes. Vive em países como Colômbia, Equador, Venezuela e Peru. 
 
 
Esta ave pode medir até 78 centímetros de comprimento e pesar até 1,50 quilo. A plumagem é completamente preta. A base do bico é azul e a ponta é preta. A principal característica deste animal é a barbela, que é fina e colorida, nas cores amarelo e vermelho.
 
Tem hábitos diurnos e vive em casais ou pequenos grupos. É uma ave tímida e permanece “escondida” nas copas das árvores, sendo muitas vezes ouvida, mas poucas vezes avistada. A vocalização é mais comum durante o período de reprodução.
 
Procura alimento na copa das árvores. Sua dieta consiste principalmente de frutas, mas alguns indivíduos foram observados se alimentando também de brotos.
 
É uma espécie classificada como quase ameaçada de extinção. O principal fator de risco é a perda de habitat devido ao desmatamento das florestas sul americanas para a agricultura. Indícios apontam, inclusive, já estar extinta em algumas áreas, como nas florestas próximas à Cordilheira dos Andes. Sofre também com a caça, tanto para consumo de sua carne como caça de troféu. 
 
Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário