GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Bernardo Baranda fala dos oito princípios de mobilidade urbana sustentável concebidos pelo ITDP para criar cidades mais sustentáveis


O ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) é um instituto que promove implementação de soluções na área de transortes que reduzem a emissão de gases poluentes no ar. Bernardo Baranda é diretor regional para América Latina do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento desta instituição.

Hoje, feliz dia do lançamento do BRT na cidade do Rio, o executivo apresentou os oito princípios de mobilidade urbana sustentável que  foram concebidos pelo ITDP em prol de cidades mais sustentáveis. Abaixo listamos todos eles:

1 - Andar a pé! Cita ruas de Nova Iorque como exemplo de espaços agradáveis que incentivam a caminhada.
2 - Usar a bicicleta. Copenhague é a melhor cidade do mundo para os ciclistas!
3 - Conectar é a chave. Interligar caminhos de carro, bicicleta, metrôs, ônibus e pedestres é muito importante!
4 - Ter bom sistema de transporte público é o quarto princípio. Qualidade significa rapidez, conforto e linhas otimizadas! Optar pelo coletivo reduz emissão de carbono.
5 - Misturar, ou seja, oferecer opções de trabalho, lazer, moradia entre outros no mesmo lugar.
7 - Aumentar a densidade demográfica ao longo de vias que oferecem boas opções de transporte é o sexto princípio!
8 - Criar regiões compactas, coesas, bem conectadas com opções para morar, comprar, trabalhar e se divertir é o sétimo!
9 - Aumentar a mobilidade regulando o estacionamento e o uso de vias é o último! É necessário tirar o carro do protagonismo!

Baranda termina afirmando que sustentabilidade não se resolve com tecnologia e nem com recursos econômicos. Sociedade civil, empresários e governos devem estar engajados nessa causa!


06 de junho de 2012