GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Barack Obama lança programa de merenda saudável


O presidente Barack Obama quer trocar o tipo de merenda  nas escolas americanas por uma alimentação mais saudável. Batizada como Let´s Move, a campanha obriga as escolas a oferecer todos os tipos de vegetais, incluindo verduras escuras, feijão, ervilha, grãos, entre outras coisas.

Lançado na quarta-feira, 25, o programa é a primeira grande alteração no cardápio escolar dos últimos 15 anos. De acordo com a primeira dama, Michelle Obama, mudanças como a substituição de carnes por frutas e alimentos ricos em grãos naturais no café da manhã farão parte do processo. “Como pais, nós tentamos preparar refeições decentes, limitar a quantidade de besteiras que os nossos filhos comem e garantir que eles tenham uma dieta razoavelmente equilibrada. Quando você está colocando em prática todo esse esforço, a última coisa que queremos é que todo esse trabalho árduo seja desfeito no refeitório das escolas” - declarou Michelle.

Apesar da medida ser necessária devido ao grande índice de obesos no país, alguns governos locais e empresas ligadas ao setor alimentício se mostraram contrárias às mudanças. Segundo o senador do Arizona, Rich Crandall, não haverá recursos para essa norma ser implementada.

Em Nova York as autoridades já comprovaram a eficiência de estimular hábitos mais saudáveis. Os níveis de obesidade em crianças na idade escolar caíram 5,5% entre 2006 e 2010, graças aos programas que promovem a atividade física e alimentação balanceada. Por essa razão, a cidade obrigou as escolas a tirar frituras e refrigerantes das lanchonetes.

Saiba mais:
Bloomberg


30 de janeiro de 2012