Baleia branca emite voz semelhante a humana

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Pesquisadores da National Marine Mammal Foundation mostraram pela primeira vez que um tipo especial de baleia branca pode imitar voz semelhante a dos seres humanos. De acordo com o cientista Sam Ridgway, os estudos indicam que a espécie modificou sua mecânica vocal tentando reproduzir sons da fala humana. Esse esforço sugere uma motivação para fazer contato.

O estudo começou em 1984, quando Ridgway e outros pesquisas perceberam que baleias e golfinhos começaram a fazer alguns sons diferentes, como se duas pessoas estivessem conversando em um local um pouco distante. Após um tempo, enquanto Sam mergulhava com uma baleia branca, um mergulhador voltou à superfície perguntando quem teria dito para ele sair. Após isso, os cientistas deduziram que a declaração tinha vindo de uma fonte mais surpreendente: a baleia branca com o nome de Noc. Ela vivia entre golfinhos, baleias brancas e seres humanos.

Além desse, outros relatos de baleias reproduzindo som dos seres humanos já tinham sido feitos, mas nada tão evidente. Desta vez, a equipe de Ridgway gravou os sons de Noc para revelar um ritmo semelhante ao da fala humana e frequências diferentes das transmitidas pelas baleias. “Encontramos impressões semelhantes a voz humana e contrárias aos sons habituais da baleia. Os sons que ouvimos foram claramente um exemplo de aprendizagem vocal da baleia branca” – disse Ridgway.

Segundo os pesquisadores, as baleias emitem sons através de seu trato nasal e não pela laringe, como os humanos. Para fazer esses sons, Noc precisou variar a pressão em seu trato nasal, o que não foi fácil.

Fonte:
Globo Ciência

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário