GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Balanço do Ano da Biodiversidade


O ano de 2010 foi escolhido pela ONU como ano internacional da biodiversidade. A medida foi uma tentativa de fazer com que os governantes dos países de todo o mundo discutissem e aprofundassem o assunto. Apoiado por várias instituições, 2010 foi um ano de mobilizações e reflexões sobre o meio ambiente.

 

 



Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um conceito usado para representar toda a variedade de espécies da natureza. Plantas, animais, microorganismos, tudo faz parte dessa ideia.

A importância de se dedicar um ano exclusivamente para se discutir e refletir a cerca da biodiversidade foi necessário para o planeta, mas o verdadeiro objetivo, segundo a ONU, é fazer com que esse tema não saia mais da agenda dos países.

Conservar as florestas, estabilizar a temperatura, diminuir a emissão de gases do efeito estufa, desafios que vêm pela frente. A urbanista mexicana Cecília Martinez especialista em assentamentos humanos da ONU, acha que o grande nó a ser desatado é: conservar a biodiversidade com o ritmo de crescimento da população nos centros urbano.

Mas qual foi o saldo do ano da biodiversidade? No último vídeo da série de Gisele Bündchen, 2010, Ano da Biodiversidade, podemos ver com certo otimismo o ano que está acabando, e encará-lo como um incentivo para práticas ainda mais eficazes nos anos que se seguirão:





O que você fez em 2010 pela biodiversidade? Comente, participe e colabora com o Green Nation.

 

fontes: Repórter Eco


29 de dezembro de 2010