bairro na Alemanha é capaz de produzir 4x mais energia do que consome

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Das formas de obtenção de energia elétrica, com certeza a energia solar está entre a mais limpa, segura e abundante que conhecemos. Pois sabendo desse potencial imenso, um vilarejo em Friburgo, na Alemanha, conhecido como Schlierberg, nos mostra que realmente eles entendem e levam a sério o tema sustentabilidade.

O local é composto de 59 residências feitas de madeira e construídas apenas com materiais ecológicos, em uma área de 11 mil m² (há ainda um edifício comercial, chamado de Sun Ship – Navio Solar). A população pratica o reuso de água de chuva, usa materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos ficam em um estacionamento no Sun Ship.

A característica que mais chama a atenção em Schlierberg é sua autossuficiência energética. Extremamente bem projetada, a vila tem telhados feitos com placas fotovoltaicas dispostos na direção correta, que como resultado geram cerca de 4 vezes mais energia elétrica do que o necessário para consumo próprio.

Tamanha eficiência proporciona a não emissão de aproximadamente 500 toneladas de CO2 na atmosfera, segundo dados do próprio arquiteto responsável pelo projeto, Rolf Disch, que projetou também para que cada casa tivesse uma cobertura simples, com beirais largos, que permitissem a presença do sol durante o inverno e protegessem as casas durante o verão.

Fonte:
Hypeness

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário