GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Atlas Nacional


A nova pesquisa do IBGE apresenta resultados alarmantes. O Brasil, apesar de não sofrer com desastres naturais como terremotos, furacões, tsunamis e vulcões, também é bastante prejudicado pelos efeitos das mudanças climáticas.

Entre 2007 para 2009 o número de vítimas de inundações, secas, vendavais e temperaturas extremas triplicou no país.

Segundo o Estadão, os números que mais impressionam são os das inundações. “Em 2009, as enchentes – que em 2007 haviam afetado 1 milhão de pessoas – impactaram 3,2 milhões de brasileiros. No item secas, o salto foi de pouco mais de 750 mil para cerca de 1,8 milhão, e nos desastres com causas eólicas e temperaturas extremas, o número de afetados passou de 200 mil para 800 mil.”

 



A pesquisa do IBGE ainda aponta outras informações relevantes para a questão ambiental. No mapa das Fontes de Ameaças à Biodiversidade é possível ver a concentração de locais ameaçados, representados por uma escala de cores que vai do amarelo (muito baixa) a negro (muito alta). A ilustração expõe a proximidade ou distância de unidades de conservação. O período examinado vai até setembro de 2009. Em outras páginas é possível ver a representação da Poluição Industrial Potencial e do Uso de Agroquímicos.

Saiba tudo sobre a nova edição do Atlas Nacional.

fontes: Estadão;IBGE
 


15 de dezembro de 2010