GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Atitudes conscientes no Carnaval


Considerado o ano da Energia Sustentável para Todos, 2012 promete muita “eletricidade” consciente neste Carnaval. Escolas, competições, eco fantasias, músicas, blocos, muitos foram os movimentos com as mais diversas categorias voltadas para uma folia mais ecológica.

Sempre antenados com as ideias que envolvem o futuro do planeta, nós Greens, selecionamos algumas ações carnavalescas por um mundo mais sustentável. Confira!


EDUCAÇÃO

Os alunos do Centro Educacional Miraflores (unidade Laranjeiras -RJ) divulgaram as “10 dicas para um Carnaval Sustentável” nesta última quarta-feira, 15, durante um desfile no Cosme Velho. Elaborada pelos estudantes, a ideia foi mostrar que através de medidas simples podemos curtir os dias de folia e ao mesmo tempo preservar a natureza.

PRÊMIO CARNAVAL SUSTENTÁVEL EM SALVADOR - BA
A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Limpurb, firmou parceria com a Usina de Ideias para promover o Prêmio Carnaval Sustentável. Criado propositalmente para incentivar e homenagear as entidades carnavalescas ecologicamente corretas, levará o prêmio quem tiver mais compromisso com o uso adequado dos recursos naturais e descarte apropriado de todo o material utilizado na sua produção. Blocos de trios, de samba, afros, afoxés, camarotes e artistas, podem concorrer ao prêmio.

BLOCOS

O Bicho – Salvador
Ricardo Chaves, um dos idealizadores e principais artistas do Axé music, levará a sustentabilidade no bloco O Bicho, em Salvador-BA. Todo o C02 produzido pelo trio elétrico será neutralizado pela ONG  Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade, que plantará mudas de árvores equivalentes ao monóxido de carbono emitido no ar. Os detritos produzidos pelos foliões serão coletados por uma cooperativa de catadores durante o percurso, a Cooperbrava.

Virgens de Verdade - Olinda
Pensando numa maneira de conscientizar a população sobre o mosquito da dengue, o estudante de engenharia Celso Júnior fez todo mundo se fantasiar do inseto no desfile das Virgens de Verdade, em Olinda-PE.  Além disso, um dos integrantes do bloco, o contabilista Cláudio Santiago, resolveu provar que é possível fazer fantasias de materiais recicláveis. Ele fez um acordo com os sobrinhos: a cada dez tampinhas de garrafa pet, ele daria R$ 1 para as crianças, e montou sua fantasia.

PERSONALIDADES

Ana Furtado
A atriz será a rainha da bateria este ano na Escola de Samba Grande Rio e sua fantasia será ecologicamente correta. Ana reutilizou materiais de suas antigas fantasias como cristais e penas, aplicando cola biodegradável para montar as peças. O tecido foi todo produzido com algodão reciclável.

Preocupada também com a responsabilidade social, a artista doou para ONG Pimpolhos da Grande Rio a coleção de fantasias produzidas para desfiles, já que ela não poderia repeti-las. Os looks serão vendidos pela ONG e toda a renda será integralmente revertida para os integrantes da organização. Veja aqui as fantasias.

Quitéria Chagas
A dançarina e apresentadora do Canal Brasil,Quitéria Chagas, também levará atitudes ecologicamente correta para a Unidos de Vila Isabel. Ela sempre reaproveita o material usado em  outros carnavais e todas as fantasias serão devolvidas e doadas para a comunidade após o feriado.

 

Veja Também:
Fantasias para o Carnaval 2012

Dicas de Carnaval


17 de fevereiro de 2012