GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Asas das borboletas absorvem energia solar


A natureza pode servir como fonte de inspiração para diversas criações humanas inteligentes. Quem diria que uma linda borboleta pudesse captar energia solar?


Pois é exatamente isso que o pesquisador Tongxiang Fan, cientista de materiais da Universidade de Shanghai Jiao Tong, afirmou juntamente com seus colegas no encontro anual da Sociedade Americana de Química, em San Diego.

De acordo com o pesquisador, elas coletam a luz solar para se manterem aquecidas. Além disso, a estrutura em forma de escamas pode fornecer pistas valiosas para o desenvolvimento de novas tecnologias solares. "A capacidade de manipular e coletar a luz é importante para a performance de dispositivos de energia solar" - afirmou Tongxiang, que está liderando a iniciativa.

Para fazer a pesquisa, os cientistas utilizarão um microscópio eletrônico para estudar a estrutura das asas de duas espécies de borboletas pretas. Eles escolheram as asas pretas porque elas absorvem o máximo de energia solar.

Os cientistas perceberam que as asas são compostas de escamas longas e retangulares,  que estão sobrepostas de forma semelhante à telhas em um telhado. As escamas de ambas  também tinham sulcos pronunciados, com pequenos orifícios dos dois lados conduzindo até a camada .

Essa estrutura direciona a luz para a próxima camada, o que contribui para a captação de uma grande quantidade de calor. Os cientistas também desenvolveram um modelo para usar a energia solar da mesma forma que as asas das borboletas. "O protótipo é muito, muito eficiente", afirmou Fan.

Atualmente o grupo de cientistas da universidade está trabalhando na criação de um produto para comercialização que usa as asas como fonte de inspiração. "Este é apenas o primeiro passo" - disse Tongxiang.

Fonte:
Info Abril


23 de julho de 2012