As 10 piores catástrofes ecológicas do mundo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A interferência do ser humano no meio ambiente é reconhecidamente um dos grandes problemas da atualidade. Seja por conta da construção social ou lucro próprio, certos fatos foram muito mais prejudiciais para alguns espaços urbanos e ecossistemas que para o equílibrio da vida no planeta. Veja abaixo a lista das dez maiores catástrofes ambientais do mundo, e reflita sobre o potencial prejudicial da nossa espécie:
 
1 – Nagasaki e Hiroshima – Japão – 1945
Dias 6 e 9 de agosto de 1945, pela iniciativa do presidente norte-americano Harry S. Truman, as duas cidades japonesas foram bombardeadas por bombas atômicas. O resultado foi centenas de miliares de mortos e muitos casos de câncer, inclusive décadas depois do acontecimento, além de uma verdadeira catástrofe ecológica para as duas regiões.
 
 
2 – Chernobyl – Ucrânia – 1986
O acidente nuclear de Chernobyl aconteceu no dia 26 de abril de 1986 na central nuclear Lenine, da antiga União Soviética. A central explodiu e expeliu significativas quantidades de material radioativo na atmosfera. Uma catástrofe que provocou uma imensa contaminação do meio ambiente na Europa e na Ásia, com consequências que vão desde mortes e doenças, e alterações genéticas em decorrência da radioatividade. Chernobyl se encontra hoje entre as 10 cidades mais poluídas do mundo.
 
 
3 – Fukushima – Japão – 2011
A catástrofe de Fukushima aconteceu no dia 11 de março de 2011 no Japão. O acontecimento foi em de terremoto de nível nove de magnitude na orla Japonesa, seguido de um enorme tsunami. O acidente foi agravado em decorrência de múltiplas falhas, levando a destruição vários reatores nucleares, que condenaram toda a região. 
 
 
4 – Love Canal – Estados Unidos – Fim dos anos 1970
Love Canal, um subúrbio de Niágara Falls, no estado de Nova York, ficou famoso no final dos anos 1970 com a descoberta de uma  descarga de produtos tóxicos escondida… No inicio, Love Canal era um projeto que não foi levado adiante, resultando em um terreno vendido para a empresa Hooker Chemical. Foram mais de 21 000 toneladas de produtos tóxicos descobertos perto da empresa. Essa descarga provocou infiltração de produtos químicos nos solos, fazendo de Love Canal uma zona proibida até hoje.
 
 
5 – Deepwater Horizon – Golfo do México – 2010
Em 20 de Abril de 2010, a plataforma Deepwater horizons explodiu no Golfo do México. A catástrofe deu origem a um dos maiores vazamentos de petróleo da historia. 
 
 
6 – Minamata – Japão – 1956
Durante vários anos a empresa derramou suas águas usadas, contendo resíduos de metal incluindo mercúrio, na baía de Minamata e no mar de Shiranui. A poluição foi denunciada apenas depois da morte de milhares de pessoas (principalmente pescadores) contaminadas e da descoberta das vítimas da doença de Minamata. Apenas em 2012 o ministro do meio ambiente japonês pediu desculpas publicamente, em nome do governo do país, tanto para os doentes quanto para seus descendentes. 
 
 
7 – Exxon Valdez – Estados Unidos – 1989
Em março de 1989, o petroleiro americano Exxon Valdez encalhou em um recife no largo do Alaska. Em decorrência um importante vazamento de petróleo causou a morte de milhares de animais na região.
 
 
8/ Darvaza – Turcomenistão – 1971
O solo de Darvaza, rico em gás natural, foi o palco soviético de uma importante exploração minerária na década de 1970. Ao perfurar o solo atrás de um depósito, uma equipe de geólogos abriu acidentalmente uma cavidade subterrânea, provocando a queda da torre de escavação e deixando um enorme buraco no chão. Para evitar explosões, foi decidido como melhor caminho a queima dos gases que saíam do solo. O resultado hoje é conhecido como a cratera de Darvaza, com 50 metros de diâmetro e em constante combustão desde 1971.
 
 
9 – O vórtex de lixo – Pacífico norte – Acontecendo…
Também conhecido como trash vortex, sopa de plástico ou o oitavo continente, trata-se de uma imensa zona de lixo que boia nas águas do norte do pacifico, representando uma verdadeira ameaça para o ecossistema.
 
 
10 – O delta do Níger – Nigéria – Acontecendo… 
Faz alguns anos que o delta do Níger é vitima de um vazamento contínuo de petróleo. Um drama humano e ecológico. 
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário