Árvore do dia: Sapucaia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Lecythis pisonis Cambess.
 

Família: Lecythidaceae, a família botânica da castanha-do-brasil (ou do pará) e dos jequitibás.

Outros nomes: castanha-sapucaia e cumbuca-de-macaco.
 
Distribuição Geográfica: É uma árvore nativa e endêmica do Brasil que ocorre nos Estados do PA, AM, AC, RO, MA, PI, RN, PB, CE, BA, MG, ES e RJ. A sapucaia pode ser encontrada então na Mata Atlântica e Amazônia.
 
Características: Árvore com 20 ou 30 m de altura e tronco com cerca de 90 cm de diâmetro. Mas pode chegar a atingir 50m de altura e 1,50m de diâmetro do tronco, o qual é cilíndrico, reto e comprido. A casca é acinzentada, grossa e com fissuras profundas. As folhas são de consistência fina, lisas e de cor rosa quando jovens. As flores são lilás ou roxas e muito perfumadas. O fruto é grande de consistência semelhante à madeira (do mesmo tamanho ou maior que um coco-verde) e pode pesar 2,5kg. Esse fruto é como uma urna (cumbuca) virada para baixo com uma tampa. Quando fica maduro a tampa cai e expõe as sementes. Cada fruto produz entre 20 e 30 sementes que possuem em sua base uma estrutura adocicada e macia apreciada por animais, e são protegidas por uma casca dura e de cor escura.
 
Usos
Alimentação: Depois de descascadas as sementes são comestíveis da mesma forma que a castanha-do-brasil (ou do pará) e com o mesmo valor nutricional.  
Madeira: Possui madeira pesada, dura e resistente, com boa durabilidade. É utilizada principalmente para obras externas como postes, vigas, alicerces de pontes, portas, janelas, carrocerias etc. Historicamente era utilizada para fabricação de mezenas (tipo de mastro de embarcações a vela).
Uso medicinal: A casca é utilizada para curar tosses e também, como o óleo das sementes, contra diabetes.
Outros usos: Os frutos são utilizados para vários fins domésticos como vaso de plantas, cumbuca para guardar objetos, pegar água etc. A sapucaia também é muito utilizada para fins ornamentais por sua bela coloração (lilás ou rosa) quando floresce e quando produz novas folhas.
 
Curiosidades: O nome sapucaia vem do Tupi e provavelmente quer dizer “arvore-de-cumbuca”. Na quinta da Boa Vista/RJ, a rua principal inaugurada em 1878 que leva ao Palácio (onde hoje é o Museu Nacional), possui dos dois lados, ao longo de toda sua extensão, dezenas de Sapucaias.
 

Conheça melhor a Sapucaia e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário