Árvore do dia: Jenipapo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Genipa americana L.

Família: Rubiaceae, a família botânica do café, da ixora e da cinchona.

Outros nomes: jenipapeiro, jenipapinho, janipapo etc.
 
Distribuição Geográfica: No Brasil o jenipapo ocorre nos biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Dessa forma, está presente em quase todos os Estados do país, exceto RS, SC, TO, RR, RO e AP. Essa espécie é nativa, mas não é endêmica do nosso país.
 
Características: Árvore de 8 a 14 m de altura e tronco com até 60 cm de diâmetro. Alguns indivíduos podem chegar a 30 m de altura com tronco de 90 cm de diâmetro. A casca é cinzenta e relativamente lisa. As folhas são simples, de consistência um pouco grossa, podendo ter cerca de 35 cm de comprimento, ficando geralmente agrupadas na ponta dos ramos. As flores são dispostas em inflorescências bastante vistosas, de cor branca ou amarelada e perfumadas. O fruto é redondo, amarronzado, duro quando ainda “verde” e molenga quando fica maduro. Possui várias sementes pequenas e achatadas e a polpa é bem adocicada.
 
Usos
Alimentação: Os frutos são comestíveis e muito apreciados, podendo ser consumidos ao natural ou feitos sucos, doces, vinhos e licores. Para a alimentação bovina, as folhas são utilizadas junto com a ração estimulando o apetite desses animais.
Madeira: Considerada de primeira qualidade, principalmente por ser flexível e fácil de trabalhar, pode ser de longa durabilidade quando protegida da umidade. É utilizada na construção civil e naval, marcenaria, fabrico de móveis e peças curvadas. Pode ser usada também para a fabricação de papel.
Uso medicinal: Todas as partes da árvore são utilizadas para algum fim medicinal. As folhas são usada para baixar os níveis de glicose no sangue e, desde antes do descobrimento das Américas, já eram usadas pelos indígenas contra a sífilis. Os frutos também são utilizados contra a sífilis e para cicatrizar umbigos de crianças. O suco do fruto é utilizado contra anemia, asma, diarreia e dor de dentes. A raiz é tida como purgante. Existe ainda uma infinidade de usos medicinais para esta planta.

Outros usos: O suco do fruto “verde” é transparente ou de cor amarelada assim que espremido, e torna-se azulado após algum tempo em contato com o ar, podendo ser utilizado como corante. Desta forma, muitos indígenas pintam seus corpos, deixando os desenhos de cor azul-escuro muitos dias na pele. Mesmo após lavar ou esfregar a tinta não sai, desaparecendo naturalmente da pele sem causar nenhum problema dermatológico. A pintura também protege contra a picada de insetos. O jenipapo também pode ser usado com sucesso no paisagismo, pois é bastante ornamental, já sendo utilizado na arborização urbana.

Curiosidades: Parte do nome científico e o nome popular são de origem Tupi, o primeiro significa “mancha-escura” ou “fruto de esfregar”, enquanto o outro quer dizer “fruto oleoso da extremidade dos galhos”. É uma planta de uso muito antigo, já sendo citada pelos primeiros navegadores que deram notícias sobre as Américas nos séculos XV e XVI.

Saiba mais sobre essa e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário