Árvore do dia: Jatobá

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Hymenaea courbaril L.

Família: Fabaceae, a família botânica do feijão, dos ingás, do maricá e do pau-sangue.

Outros nomes: jataí e jutaí-açú.

Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre nos Estados do PA, AM, MA, PI, CE, PB, PE, BA, MT, GO, MS, MG, SP, ES, RJ e PR. O jatobá é encontrado em vários biomas como Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, e é uma espécie nativa, mas não endêmica do nosso país.
 
Características: É uma árvore que varia de 15 a 40 m de altura com tronco fino, mas que em certas condições pode chegar a 1,20 m de diâmetro. Suas folhas são compostas, com dois folíolos que têm a forma parecida com uma pata de vaca. Além disso, as folhas possuem pontos translúcidos quando olhadas contra a luz. Suas flores são grandes e de cor branca. O fruto é uma vagem de cor marrom, com casca dura e enrrugada que possui de 2 a 4 sementes envoltas por uma polpa branca ou amarelada, com cheiro agradável. São produzidos em média 800 frutos por árvore.
 
Usos


Alimentação: A polpa dos frutos é comestível e pode ser consumida diretamente ou utilizada na fabricação de farinha. Essa farinha é mais nutritiva que a farinha de mandioca e pode ser comparada ao fubá de milho, sendo utilizada para o preparo de mingau, pães e bolos. Os frutos podem ser encontrados em alguns supermercados.
Madeira: É considerada como madeira nobre ou “madeira de lei”. Possui alta durabilidade, sendo bastante dura e pesada, e por isso utilizada na construção civil e de estradas de ferro. Também é utilizada na fabricação de canoas, móveis e tacos de madeira para pisos de casas e apartamentos. Por ser uma espécie muito explorada para o comércio de madeira, deve ser replantada nos locais em que foi totalmente retirada.
Uso medicinal: Entre seus vários usos medicinais estão o chá da casca contra gripe, bronquite, diarreia etc. e utilização de pequenos pedaços da casca (mascados) para curar a tosse. Além disso, sua seiva é utilizada como fortificante e remédio para problemas respiratórios. Já a resina produzida para cobrir feridas no tronco, pode ser mastigada para amenizar dores estomacais, e quando queimada, sua fumaça é inalada para curar resfriados e dores de cabeça.
Outros usos: A resina do tronco também pode ser utilizada para preencher frestas entre as madeiras de canoas, ajudando na impermeabilização.
 
Curiosidades: O nome Jatobá vem do Tupi e pode significar “o que tem casca dura”, “fruto de casca dura” ou “árvore de fruto duro”, como realmente o é.

Saiba mais sobre essa e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário