Árvore do dia: Cebolão

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Phytolacca dioica L.
 

Família: Phytolaccaceae, a família botânica do pau-d’alho.

Outros nomes: umbu, maria-mole e ceboleiro.
 
Distribuição Geográfica: O cebolão é uma árvore da Mata Atlântica que ocorre nos Estados do MT, MS, MG, SP, RJ, PR, SC E RS. É uma espécie nativa, mas não endêmica do Brasil.
 
Características: É uma árvore que varia de 15 a 30 m de altura e possui tronco dilatado na base, geralmente de 80 a 160 cm de diâmetro, podendo chegar a 3 m de largura em casos excepcionais. A casca é áspera e cinzenta. Apresenta folhas simples, alternas e de consistência grossa. Suas flores ocorrem em cachos pendentes e são pequenas e de cor branca. Os frutos também são reunidos em cachos, de cor amarela e com várias sementes pequeninas.
 
Usos
Alimentação: Os frutos são apreciados por pessoas de algumas regiões, onde fazem sucos e doces. Também são citados como nutritivos e indicados para a alimentação de suínos.
Madeira: Não possui nenhum uso comum, mas pode servir para caixotaria. É pouco durável, muito porosa, mole e de consistência suculenta.
Uso medicinal: O chá das folhas é usado como laxante, mas induz ao vômito. O cozimento da casca é utilizado para higienizar os olhos em alguns problemas oftalmológicos.
Outros usos: A copa proporciona bastante sombra e é considerada ornamental, podendo ser utilizada em praças e parques de visitação pública. Dela também se extrai corante utilizado na falsificação de vinhos.
 
Curiosidades: É uma espécie típica dos pampas gaúchos e “reza a lenda que possui madeira esponjosa e frágil por conta de um desejo expressado a Deus, para que não pudesse ser usada para crucificar um justo”. Sua ocorrência é considerada como indicativo de terra de boa qualidade.
 

Saiba mais sobre essa e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário