Árvore do dia: Carrapeta

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Guarea guidonia (L.) Sleumer

Família: Meliaceae, a família botânica do catinguá, do cedro-branco, do mogno e da andiroba.

Outros nomes: marinheiro, camboatã, carrapeta-verdadeira etc.
 
Distribuição Geográfica: Ocorre em quase todo o Brasil, exceto nos Estados do RS, SC, AM, PI e RN. A carrapeta é uma espécie nativa, mas não endêmica do nosso país. É encontrada na Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
 
Características: Árvore de até 20 m de altura e tronco que pode chegar a 80 cm de diâmetro. A casca varia de cor cinzenta a marrom bem escuro e o tronco é muitas vezes tortuoso. As folhas são compostas e os folíolos podem chegar a 30 cm de comprimento. As flores são esbranquiçadas. Os frutos se abrem quando estão maduros e expõem as sementes que são de cor vermelha.
 
Usos

Alimentação: Não é utilizada para este fim.
Madeira: É bastante dura, resistente, aromática e possui grande durabilidade, mesmo quando exposta a chuvas ou enterrada no chão. Pode ser aproveitada para carpintaria, obras internas, construção naval, civil e para o fabrico de caixas. Também tem boa resistência ao ataque de insetos.
Uso medicinal: Todas as partes da planta são utilizadas na medicina caseira, mas sem comprovação científica. A casca do tronco é considerada adstringente, purgativa, febrífuga e abortiva. E a casca das raízes além de ter as mesmas propriedades, é usada contra gota. As folhas são utilizadas como purgante e contra algumas doenças de animais. Já as sementes são usadas com funções semelhantes às de outras partes da planta. A planta inteira é tóxica dependendo da dose ingerida.

Outros usos: É ornamental e utilizada em paisagismo em parques e jardins, não sendo recomendada para arborização urbana pelas características de seu crescimento.  

 

Saiba mais sobre esse e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário