Árvore do dia: Cambará

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Gochnatia polymorpha (Less.) Cabrera
 

Família: Asteraceae, a família botânica do girassol, da camomila e da margarida.

Outros nomes: candeia.
 
Distribuição Geográfica: O cambará é uma árvore nativa do Brasil que ocorre nos Estados PE, BA, GO, MS, MG, ES, SP, RJ, PR, SC e RS. É encontrada na Mata Atlântica e no Cerrado, mas principalmente neste último, onde é mais abundante. Não é uma espécie endêmica do nosso país.
 
Características: Árvore que varia de 6 a 12 m de altura e possui tronco curto e tortuoso que pode atingir de 60 a 80 cm de diâmetro. A casca é fissurada e solta. Sua copa é cinzenta e as folhas são simples, alternas e discolores (possuem a parte de cima verde-escuro e a de baixo branco-prateado). As flores são brancas. Os frutos são secos, com cerca de 1 cm e possuem uma semente presa a cerdas de que auxiliam na dispersão pelo vento.
 
Usos

Alimentação: Não existem registros para este uso.
Madeira: Considerada bastante dura, um pouco pesada e extremamente durável sob quaisquer condições. Dizem que ao corte do machado chega a produzir faísca devido a sua dureza. É indicada para construções que ficarão imersas na água como pontes, para construção civil em obras externas e na construção naval. Mas seu principal uso é na zona rural onde presta principalmente para mourões de cerca. Não é uma espécie explorada comercialmente, pois não fornece toras longas, seu tronco é sempre tortuoso e geralmente é utilizado da forma bruta, não prestando para a serraria.
Uso medicinal: As folhas são utilizadas para fazer xarope contra tosse.
Outros usos: É indicada para uso ornamental e paisagismo em locais secos.
 
Curiosidades: O nome provém do Tupi e quer dizer “árvore-de-folhas-de-várias-cores”. Sua ocorrência em determinado local é considerada como indicador de terra de má qualidade.
 

Saiba mais sobre essa e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário