Área de mineração na Amazônia peruana quadriplica em 13 anos

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 
A região de Madre de Diós, na porção peruana da Amazônia, que faz fronteira com Brasil e Bolívia, viu o crescimento da exploração ilegal de minérios crescer em 400% nos últimos 13 anos, de acordo com um recente levantamento. O estudo, promovido pela Carnegie Institution for Science da Universidade de Stanford e pelo Ministério do Meio Ambiente do Peru, utilizou satélites de alta resolução para concluir que o salto de exploração da área foi de 10 mil hectares em 1999 para mais de 50 mil hectares em 2012. 
 
Hoje a atividade mineradora é a principal causa do desmatamento na região, superando o impacto da pecuária, agricultura e exploração madeireira. Desde 2008, ano em que a crise econômico mundial estorou e provocou rápido aumento dos preços do ouro, a média anual de expansão territorial dos garimpos triplicou para 6.145 hectares por ano.
 
Segundo o estudo, o impacto ambiental que tal crescimento trouxe para a biodiversidade local ainda é subestimado e pouco conhecido. O documento aponta que 1 hectare da região contém mais de 300 espécies de árvores, além do restante da flora e da fauna, e que a região é conhecida por abrigar uma das mais altas densidades de predadores, como onças e primatas de grande porte.
 
 
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário