Aplicativo brasileiro pode reduzir as mortes de animais silvestres

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma novidade no mercado de aplicativos para smartphones promete se tornar na principal ferramenta do Brasil para reduzir as mortes de animais silvestres atropelados nas estradas, estimada em 450 milhões ao ano.
 
O "Urubu Mobile" (disponível para Android e Google Play), que em apenas um mês foi baixado por mil pessoas.

O programa permite enviar a foto de um animal atropelado que, automaticamente, se somará a dados como o lugar (GPS), a data e a hora em que a imagem foi feita.

Os responsáveis esperam que se popularize entre leigos que frequentam muitas estradas, como motoristas de caminhões e ônibus.

A intenção é criar um banco de dados unificado sobre os atropelamentos de animais selvagens no país e, com isso, reunir informações que possam servir como base para políticas ou medidas que tentarão reduzir este tipo de acidente.

O objetivo dos realizadores é identificar com precisão quantos e quais espécies são atropeladas por quilômetro e por dia no país.


Segundo Alex Bager, professor de Ecologia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que coordena um grupo de cientistas de cinco universidades que estuda o tema, o aplicativo permitirá criar um "selo de qualidade" para certificar as estradas mais seguras para a fauna e determinar em quais vias é necessário adotar medidas preventivas.
 
Saiba mais em G1 Natureza.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário