GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Ao comer carne eu desmato a Amazônia?


E, sem saber exatamente de onde vem a carne, não dá para coibir o desmatamento da Amazônia e de outras áreas florestais realizado pelos produtores de carne.

"Considerando que 18% da maior floresta tropical úmida do mundo já foram destruídos, e que a derrubada de árvores na Amazônia para a abertura de novos pastos responde por 80% dessa devastação, o consumidor de carne torna-se, na prática, um avalista dessa tragédia ambiental. A inexistência de carne certificada inviabiliza qualquer tentativa de privilegiar os segmentos do mercado que atuam na legalidade em toda a cadeia produtiva. Os bons pecuaristas têm a reputação abalada pela impunidade dos que atuam na clandestinidade, e tornam-se competitivos apenas porque não recolhem impostos. "

O fantasma de colaborar com o desmatamento não assombra somente os carnívoros mas também aqueles que consomem soja. Plantação de vegetais (principalmente a soja) também resultam (em menor escala) no desmatamento.

A solução me parecer estar na consciência de cada consumidor ao optar por produtos que destruam menos o meio ambiente, sejam eles de origem animal ou vegetal. O problema é obter as informações sobre estes produtos.

Leia o artigo completo no site Mundo Sustentável.


01 de julho de 2010