Animais em prol da preservação ambiental

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Todos os seres vivos exercem algum tipo de papel insubstituível na vida terrena. O que seria das carniças se não fossem os urubus? Ou como seriam feitos os deliciosos xaropes anti-gripais vindos da sabedoria antiga de nossos avós sem as abelhas?

A natureza é sábia e precisamos equilibrá-las para garantirmos as nossas atuais e futurais gerações. Dentro dela, a energia ativa dos animais são esseciais. Saiba o que alguns deles fazem pelo meio ambiente:

Abelhas

Além do mel, alimento utilizado pelos seres humanos em diversas culinárias e medicinas, as abelhas realizam as polinizações das flores. Este ato é muito importante para a agricultura e a biodiversidade. Além disso, esses bichinhos são bioindicadores de poluição ambiental.

Formigas


As formigas são úteis porque podem contribuir para a exterminação de outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Em muitas fábulas e histórias infantis da cultura ocidental, elas representam o trabalho e o esforço cooperativo.

Cotias


Um estudo publicado na revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA mostra que o hábito da cutia de roubar sementes escondidas por suas companheiras pode ter ajudado uma palmeira a sobreviver na floresta tropical do Panamá.

Morcegos


Em suas atividades  diárias , os morcegos prestam grande papel. Eles dispersam sementes, auxiliam no controle de populações de insetos nocivos e animais daninhos à saúde, à agricultura e a outros aspectos ambientais. Na Amazônia esses mamíferos voadores são elementos imprescindíveis para a manutenção e a restauração da floresta. Alguns países apresentam relatos de recuperação de áreas desertificadas de seus territórios pela ação de morcegos fitófagos.

Urubus


Essa espécie de ave exerce um papel primordial na limpeza do ambiente, que elimina matérias orgânicas em decomposição. Tendo sua caça proibida em todo o território brasileiro, quando muitos animais são exterminados por doença, o urubu ajuda a controlar a epidemia comendo os animais mortos e agonizantes.

Aves em geral


As aves  ajudam no controle de pragas, polinizam flores e espalham semente a longas distâncias. Além disso, essas animais auxiliam na reprodução das plantas e servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes, pois indicam rapidamente qualquer impacto ambiental.

Camarões


O camarão é um crustáceo filtrador que pode ser encontrado tanto no mar quanto em água doce. Conhecidos como lixeiros do mar, o animal come quase todo o tipo de lixo como restos orgânicos, tanto vegetais e animais mortos.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário