Americanos descobre plástico reciclável por “acidente”

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Uma nova variedade de plástico reciclável, criado acidentalmente por cientistas nos Estados Unidos, poderá ser utilizada para a fabricação de equipamentos e peças tanto rígidas quanto gelatinosas tendo a sua aplicabilidade em carros, aviões e eletrônicos. O criador do novo material se chama Jeanette Garcia, e revela que o plástico reciclável só foi descoberto graças a uma falha em que esqueceu de incluir 3 componentes participantes de uma reação química que geraria um plástico chamado “thermoset”.



Após a reação química atípica que originou o plástico a pesquisadora teve que correr atrás para descobrir o que tinha sido criado de fato. De imediato Garcia foi procurar em estudos anteriores se algo já tinha sido feito na ciência, principalmente por se tratar de uma reação relativamente simples. O “thermoset” é, atualmente, muito utilizado em carros e aeronaves misturados à fibra de carbono porém não é possível se reciclar o material.



Esse novo material é de fácil aproveitamento por ser possível reverter seus componentes originais com a aplicação de ácido, tornando-o reutilizável. O potencial do plástico é imensurável, segundo Charl Faul, químico de materiais da Universidade de Bristol. A pesquisa originada na IBM que resultou na criação desse novo material foi publicada na revista Science e revela à sociedade uma possibilidade de reparar ou reutilizar o plástico a qualquer dano sofrido; o que acarretará numa grande economia de dinheiro pelo excesso de desperdício.

 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário