Alimentos são trocados por lixo reciclável em feira livre do Paraná

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Prefeitura do município de Umuarama, no Paraná, resolveu fazer um bem pelo meio ambiente e também para a população criando um projeto que troca alimentos por lixo não reciclável em comunidades de baixa renda da cidade. Além disso, vem sendo cedida por parte da administração da cidade o transporte dessa carga residual para cooperativas que tratam de materiais recicláveis, gerando renda para seus participantes. O projeto, que recebeu o nome de “Lixo que Vale”, criou ainda um sistema monetário, as chamadas moedas verdes, que podem ser usadas como mecanismo de troca pela população, dando uma maior rotatividade para o projeto.
 
Reduzindo o desperdício ao mesmo tempo em que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto alivia a pressão do aterro sanitário do município em 240 toneladas mensalmente. Com seu prosseguimento, pretende atingir o número de 500 toneladas retiradas das ruas por mês, o que acaba gerando ainda mais empregos para as cooperativas envolvidas. 
 
A lista de alimentos oferecidos para a troca inclui 20 tipos diferentes de frutas, verduras e legumes, além de biscoitos, doces, pães, ovos, carne e rapadura. A feira é realizada quinzenalmente, oferecendo esses alimentos ainda frescos, saídos das hortas dos próprios agricultores da cidade. A pesagem do produto para reciclagem é feita todas as semanas e quem junta um quilo de material reciclável tem direito a uma moeda verde. 
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário