GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Agricultores de Santa Catarina recebem dinheiro para preservar rios e florestas


 

O projeto "Pagamento por Serviços Ambientais" foi escolhido pela Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Ministério do Meio Ambiente como um bom exemplo de atividade que promove a sustentabilidade do meio ambiente e da população local.
 
 
Em São Bento do Sul, município de Santa Catarina , a principal fonte de água para os 75 mil moradores é o Rio Vermelho. Porém, nos últimos anos, o rio não tem conseguido abastecer a população pois seu volume de águas foi reduzido por causa da da devastação das matas no entorno de nascentes e margens. Preocupados com esse problema,  a prefeitura criou um programa de serviços ambientais há um ano e meio, onde o proprietário rural que preservar ou reflorestar as áreas em torno da nascente e do leito do Rio Vermelho receberá um pagamento no final do ano.
 
Com 49 propriedades às margens do Rio Vermelho, cerca de 18 aderiram ao programa de serviços ambientais e já receberam pagamento pela área preservada. Um deles é o agricultor Felipe Sanocki , que conseguiu o valor de R$ 336 por uma área de meio hectare às margens do rio.
 
Para participar do programa o proprietário preenche uma ficha e após a  inscrição um contrato é assinado e a propriedade passa por uma vistoria. O pagamento é feito pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, sem custo adicional na conta dos consumidores, e varia de acordo com 18 critérios fixados pelo programa.
 
Espaços que já foram desmatados recebem a plantação de árvores nativas, como o araçá, a pitangueira e o jacarandá. Já nas propriedades com gado, deve ser adotado um cuidado a mais, pois as áreas de preservação precisam ser cercadas.
 
O Ministério do Meio Ambiente pretende apresentar mais 15 projetos desenvolvidos em áreas urbanas e rurais durante a Rio +20. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada em junho, no Rio de Janeiro.
 
Fonte:


04 de abril de 2012