GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Afinal, o que é sustentabilidade?


Nos últimos anos ouvimos cada vez mais a palavra “Sustentabilidade”. Mas afinal, o que é sustentabilidade?

Percorremos alguns dos mais importantes sites sobre o assunto para explicarmos essa ideia para os leitores do Green Nation.

Segundo o Portal da Sustentabilidade, “Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.”

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Na Wikipédia encontramos a etimologia do termo "sustentável" que provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

A ideia de sustentabilidade começa a ser utilizada por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, na década de 80. Brown definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras. Ou seja, uma sociedade sustentável é capaz de manter padrão positivo de qualidade; apresentar, no menor espaço de tempo possível, autonomia de manutenção (contar com suas próprias forças); pertencer simbioticamente a uma rede de coadjuvantes também sustentáveis e promover a dissipação de estratégias e resultados, em detrimento de qualquer tipo de concentração, tendo em vista a harmonia das relações sociedade-natureza.

Algumas correntes de pensamento falam dos três pilares da sustentabilidade. Neste caso sustentabilidade é entendida como a busca pela harmonia entre os três pilares: equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica. O prêmio Inovação e Sustentabilidade, por exemplo, se baseia nessas categorias para promover o conceito.

Para Ezio Manzini e Carlo Vezzoli, autores do livro Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis (2005) “O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se às condições sistêmicas segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resiliência do planeta permite e, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido às gerações futuras”

Em síntese, sustentabilidade representa a harmonia das relações que travamos em todos os âmbitos da vida, seja político, social, econômico, cultural ou ambiental.

Mas como fazer para ser sustentável?

No blog site Atitudes Sustentáveis encontramos algumas formas interessantes para aderir a essa ideia.


Pequenas atitudes sustentáveis ao longo de nossa existência são eficazes. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa tendência e todos juntos podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso planeta. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza.

Na Ecoteca do Green Nation você pode encontrar alguns títulos interessantes sobre o tema. Como é o caso de O Caminho Para Um Mundo Mais Sustentável , Estado do Mundo - 2010: Transformando Culturas – do Consumismo à Sustentabilidade e a Carta da Terra.

Você conhece alguma comunidade sustentável, empresas ou lojas, até mesmo pessoas que vivem de forma sustentável? Escreva a experiência para o Green Nation e com isso vamos enriquecer nossa lista de soluções sustentáveis! Colabore.

 

(fontes: Atitudes Sustentáveis; Inovação e Sustentabilidade; Wikipédia; Portal da Sustentabilidade)


24 de novembro de 2010