GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Aditivo orgânico torna plásticos biodegradáveis



A polêmica das sacolinhas plásticas pode estar com os dias contatos. Isso porque acaba de chegar ao mercado brasileiro um composto orgânico, que, ao ser adicionado no processo de fabricação de plástico, o deixa biodegradável.

Batizado de Eco One, a biodegradação do plástico acontece devido a ação de bactérias, de preferência em ambientes como aterros sanitários e lixões. De acordo com Juliano Arnold, representante comercial da empresa Tiv Plásticos, a tecnologia pode ser incorporada na mistura das resinas plásticas no momento da extrusão, injeção ou sopro, não alterando processo de fabricação.

Segundo o empresário, na composição do produto há 50% da mesma resina à qual vai ser mesclada. Trata-se de mais um componente que abre a cadeia molecular do plástico para permitir a introdução de micróbios em ambientes anaeróbicos e dois ingredientes orgânicos que servem de alimento para atrair a atividade microbiana.

Para a empresa, a invenção é relevante ao meio ambiente. Ela alega que em certo momento do ciclo de reciclagem , quando esta atividade encerra por causa da perda total das características físicas dos polímeros, o produto vai finalmente parar algum aterro ou lixão.

Veja o vídeo de apresentação:

Fonte:
Atitude Sustentável


21 de agosto de 2012