Adidas adota práticas sustentáveis em confecção de vestuários

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Usar os recursos naturais de maneira consciente. A partir desse conceito, a marca esportista Adidas fechou uma parceria com o Grupo Yeh, da Tailândia, responsável pela primeira máquina de tingimento comercial que substitui a água por dióxido de carbono (CO2).

Com a intenção de reverter a cultura de que a indústria têxtil é considerada uma das maiores consumidoras de água do planeta, a Adidas quer economizar  1,2 milhão de litros de água durante a fabricação dos vestuários.

Batizado como DryDye, o método inovador utiliza uma forma de dióxido de carbono pressurizado no lugar da água. Quando o CO2 é aquecido acima de 31ºC e pressurizado acima de 74 bar, torna-se supercrítico, um estado da matéria onde ele pode ser visto como um líquido expandido, ou um gás altamente comprimido. O fluido supercrítico tem alta densidade, o que possibilita a dissolução de compostos.

A tecnologia economiza água no processo de tingimento e a máquina poupa também 50% da energia gasta em um processo tradicional e 50% menos produtos químicos.

Em parceria com a empresa tailandesa, a Adidas vai confeccionar 50 mil camisetas durante o verão. Segundo a empresa, a fabricante espera utilizar o processo DryDye em mais peças de vestuário nas próximas temporadas.

Fonte:
EcoD

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário