Adeus plástico, olá cogumelos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Desenvolver um novo material que possa substituir o plástico sempre foi a grande preocupação deEben Bayer. Depois de muitos anos de pesquisa, ele abriu a empresa Ecovative Design, pioneira no processo de fabricação de um material plástico que usa como base o cogumelo, que é mais conhecido pela sua utilidade na área alimentícia.

Durante a busca para encontrar um material de baixo custo para isolamento de plástico e embalagens, eles encontraram o micélio, uma rede de células de fungos filiformes que tornam possível vincular subprodutos agrícolas juntos. Ou seja, estão conseguindo usar cogumelos e fungos para substituir plásticos desperdiçáveis e usados para proteger produtos durante o transporte.

No blog da empresa, eles contam um pouco mais do processo: “Ecovative usa micélio (“raízes” de cogumelo) para se unir a subprodutos agrícolas, como espigas de milho, em um material que pode substituir a espuma plástica. Esse “mix” de cogumelos e subprodutos agrícolas cresce em formas de madeira ao longo de alguns dias, formando uma vedação hermética”.

A empresa tem ainda uma equipe de pesquisadores e engenheiros que trabalham na técnica que tem um menor impacto ambiental, pois o material é 100% reciclável, além de muito mais barato – já que é produzido com resíduos orgânicos.

Fonte:

Hypeness

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário