Acordo histórico pretende conectar Mar Vermelho ao Mar Morto

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Representantes israelenses, jordanianos e palestinos assinarão nesta segunda-feira, para evitar o fim do Mar Morto, um acordo "histórico" que irá conectá-lo ao Mar Vermelho. Caso não receba mais água, o famoso lago localizado no Oriente Médio e conhecido por seu alto teor de sal, pode desaparecer até o ano de 2050. O comunicado foi dado por um ministro de Israel, e o acordo além de salvar o Mar Morto também ajudará nas relações diplomáticas da região.
 
O ministro da Energia e Desenvolvimento Regional de Israel, Silvan Shalom, afirmou à rádio militar que, com base neste acordo que será assinado no Banco Mundial em Washington, a água será retirada do Golfo de Aqaba, no extremo norte do Mar Vermelho. Parte da água será dessalinizada para ser distribuída em Israel, Jordânia e territórios palestinos, enquanto o resto será transportado por quatro tubulações ao Mar Morto.
 
Algumas ONGs alertam sobre os riscos de levar águas de um mar para o outro. Alguns exemplos seriam a possível proliferação de algas vermelhas e a cristalização do gesso. Enquanto isso, Silvan Shalom afirma que depois da assinatura, uma licitação internacional será aberta para definir a construção da central de dessalinização no golfo de Aqaba.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário