GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Ação Global Moving Planet


Uma manifestação da ação global Moving Planet reuniu cerca de 200 pessoas no último sábado (24/9), na Avenida Paulista, em São Paulo/SP para exigir políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e redução da dependência dos combustíveis fósseis.

 

Segundo os organizadores, o Moving Planet foi realizado em 18 estados e também no Distrito Federal. Em São Paulo, a pressão é pela elaboração de um plano municipal de mobilidade e transportes sustentáveis. Em 2010, uma proposta do plano foi apresentada à prefeitura, solicitando a inclusão de R$ 15 milhões no orçamento municipal para a realização de estudos e debates para a elaboração de um projeto estrutural de transporte público para cidade.

 

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, Marco Nordi, os R$ 15 milhões precisam ser utilizados até o final deste ano. Para Nordi, São Paulo precisa diminuir o uso de automóvel, readequando as linhas de ônibus e interligando-as às linhas de metrô.

 

A manifestação teve início por volta das 15h no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segurando faixas e caminhando pela avenida, pedalando ou fazendo bolhas de sabão – com a intenção de "tirar as pessoas das bolhas em que estão fechadas", os participantes seguiram até o espaço de cultura Matilha Cultural, no centro da capital. No meio do caminho, pararam na Praça do Ciclista, localizada entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, onde se reuniram para fazer uma seta humana e uma fotografia aérea. A seta é o símbolo do movimento.

 

Leia a matéria na íntegra em Revista Sustentabilidade.

 

Saiba mais sobre a ação global Moving Planet


29 de setembro de 2011