A super trilha que liga a Marambaia ao Pão de Açúcar pode sair do papel

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Idealizada pelo diplomata Pedro Cunha de Menezes na década de 90, a "transcarioca" é uma trilha de 150 km que liga a Restinga da Marambaia ao Pão de Açúcar passando por encostas de Guaratiba, Parque Estadual da Pedra Branca, trecho da estrada da Grota Funda, Parque Nacional da Tijuca entre outros lugares deslumbrantes.

Em 2001, depois de muita pesquisa e de ter feito a trilha completa, Pedro publicou o livro "Transcarioca – Todos os Passos de um Sonho". Em recente investigação, o diplomata concluiu que alguns trechos estão prontos e sinalizados enquanto outros encontram-se em situação precária e são usados para fins bem diferentes de preservar a natureza. A caça no Parque Estadual da Pedra Branca assim como a prática de moto cross e circulação de carros são alguns sérios problemas observados.

Além de excelente opção de lazer para ciclistas, trilheiros e escaladores, a "Transcarioca" permite que pessoas conheçam as matas cariocas e criem um vínculo afetivo. Assim, o visitante se transforma em um defensor das boas condições naturais e colabora para a preservação das florestas.

Segundo o blog Verde, hospedado no site do Globo, o projeto está na fase de captação de patrocínio.

Vamos torcer para que a "super trilha" seja entregue logo à população!

 

Fontes:

Blog Verde

O Eco

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário