A invenção que promete acabar com a poluição de carbono

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

E se existisse uma solução para acabar com a poluição do ar provocada pela indústria? E se essa solução produzisse um material mais forte que o aço e mais caro que o ouro? Parece que essa solução já foi inventada e chama-se nanotubos de carbono!

Cerca de 7 milhões de pessoas morreram em 2012 por exposição à poluição do ar. “Os riscos da poluição do ar são agora muito maiores do que se pensava, particularmente no que respeita a doenças coronárias e AVC“, disse Maria Neira, diretora do departamento da OMS para a saúde pública, ambiente e determinantes sociais da saúde.

Vivek Nair, considerado um dos 30 jovens mais promissores com menos de 30 anos pela revista Forbes, apresenta uma solução inovadora para travar a poluição atmosférica na sua fonte, que ao mesmo tempo produz um recurso valioso.

Vivek criou um processo que converte emissões perigosas de dióxido de carbono em nanotubos de carbono, um material que é mais forte que o aço, mas muito mais leve, e mais caro que o ouro.

Esta descoberta levou Vivek a criar uma empresa – Damascus Fortune – focada em automatizar o processo e em transformar emissões de carbono num recurso com várias aplicações.

Como é que transformam poluição em carbono?

É instalado um aparelho em indústrias que produzam muitas emissões de dióxido de carbono, utilizando o calor produzido durante o processo industrial, e em seguida é pulverizado um químico (catalisador) para promover a reação. As estruturas de carbono produzidas são armazenadas para posterior purificação.

Em que se pode aplicar os nanotubos de carbono?

Os nanotubos de carbono podem ser utilizados na construção de satélites, aerogeradores, aparelhos eletrónicos, edifícios, aviões, carros e naves espaciais.

Em vez das indústrias pagarem pela poluição que produzem, podem começar a fazer dinheiro através da venda dos materiais produzidos com carbono, fazendo com que o custo de produção baixe.

Fonte:
Noctula Channel

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário