A independência de um país

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O dia de hoje é um importante marco que comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português realizada no dia 7 de setembro de 1822. A partir daí o país se transformaria em Império do Brasil.

A 1ª Constituição brasileira foi, então, elaborada pelo Conselho de Ministros e outorgada pelo imperador em 25 de março de 1824. Com a Constituição em vigor, a separação entre a colônia e a metrópole foi finalmente concretizada.

Esta é a história oficial do feriado. Porém, pedimos uma "licença poética" para refletir sobre o que significa ser um país independente nos dias de hoje. Independência completa não existe. Vivemos em um planeta conectado seja pelos meios de comunicação ou pelo óbvio fato de sermos uma "bola" onde tudo e todos estão contidos.

Porém, a independência parcial; o ato de se livrar de algo que reprime, pode ser atingida quando agimos pelo desenvolvimento sustentável.

A definição mais difundida do termo, presente no relatório de Brundtland, afirma que trata-se "do desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.".

Diante disso, desejamos que cada vez mais brasileiros, representados por seu povo e seus governantes, entendam que, sem a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade sociopolítica, não é possível experimentar o círculo virtuoso da independência.

Infelizmente, uma visão restrita de progresso, justifica a exploração injusta de pessoas e da natureza, gerando riquezas para poucos privilegiados.

Um Brasil independente é um Brasil sustentável.

Que possamos buscar isso em nossa teoria e prática.

Esses são os votos de independência do Green Nation para o nosso país.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário