GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

A forma divertida de experimentar sustentabilidade


Carioca, e hoje morador da Cidade do México com uma grande escala prévia nos Estados Unidos, Alberto é Engenheiro em Computação, formado na PUC e Mestre em Telecomunicações Interativas pela Universidade de Nova York. Artista digital e professional reconhecido e premiado internacionalmente com projetos exibidos em mais de 10 países, Levy é Diretor Geral de Levytation, empresa líder em Criatividade Tecnológica com sede no México e escritórios em San Diego e Miami. Sua paixão é inovar constantemente com o uso da tecnologia, mas sempre procurando colocar o ser humano como foco das interações.

Ele preparou apresentação especialmente para o Green Nation Fest batizada de "Desenho Verde". Nessa ocasião revelou um consumidor diferente, pró ativo, que busca soluções personalizadas e não tem medo de ousar e cobrar por aquilo que considera importante. Também chamou atenção para o impacto positivo que a mudança de comportamento dos consumidores pode ter sobre o meio ambiente. Citou vários exemplos interessantes, um deles foi os Freegans: pessoas que se alimentam a partir de material em boas condições descartados pelos supermercados.

Sua empresa está envolvida em diferentes projetos que expressam a importância de reduzir o impacto ambiental de cada um e também a diferença que uma atitude a favor de um mundo mais saudável pode ter. Recentemente instalou, em rede de academias mexicanas, sistema que abastece a academia de energia e reduz conta de luz. Essa energia é gerada por sócios enquanto se exercitam.

Outro projeto muito interessante é o BusRoots. São hortas instaladas em fase de experimentação nos tetos de ônibus que circulam pela cidade de Nova Iorque. Além de inovador, contribui para manter a temperatura agradável no interior do veículo e purifica o ar da cidade.

Os "móveis cinéticos" recompensam quem pedala com carga de celular e minutos de WIFI gratuitos. São instalados em praças públicas no México e incentivam a prática de atividades físicas e a reflexão sobre a consequência positiva que esse hábito pode gerar.

"Gol de bicicleta" fez um grande sucesso no Green Nation Fest. Torcedores pedalavam e faziam gols para o seu time. A energia gerada foi usada pela mostra de curtas. Vascaínos ganharam a competição e o meio ambiente foi o grande vencedor! Centenas de pessoas se sensibilizaram que podem usar suas paixões por um mundo melhor.

Ao escutar Levy, tivemos acesso não somente aos projetos da Levytation, mas também a outras "atitudes" de diferentes empresas a favor do meio ambiente. É o caso de um tênis da Nike que pode ser plantado ao invés de jogado no lixo. O tênis vira grama!

O executivo termina sua fala afirmando que, na cidade do Rio de Janeiro, o cidadão está na frente do governo e espera que os cariocas se mobilizem e cobrem dos governantes mais ações por uma cidade sustentável.

 



Levy entregou estatueta Green a vencedores. Nessa foto aparece ao lado de Marcos Frota e Eri Johnson.


09 de junho de 2012