2013 já é um dos anos mais quentes da história

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O ano de 2013 já é considerado um dos mais quentes da história, segundo informações da Organização Meteorológica Mundial (OMM). O estudo foi divulgado ontem na Conferência contra a Mudança Climática (COP19), realizado em Varsóvia.

A COP19 revela que a temperatura média mundial entre janeiro e setembro de 2013 foi aproximadamente meio ponto superior à registrada entre 1961 e 1990. Temperaturas mais elevadas trazem consigo consequências preocupantes, o aumento do nível do mar fez com que as regiões litorâneas estejam mais vulneráveis as tempestades, como se pôde comprovar nas Filipinas, cuja região central ficou arrasada após o passagem do tufão Haiyan, que deixou pelo menos dez mil mortos. Porém, a OMM reconhece que os desastres naturais estão vinculados a muitos fatores, não só a mudança climática.

O documento elaborado sobre o estado do clima mundial em 2013 também aponta que durante este ano as temperaturas mais quentes foram registradas na Austrália, enquanto em 2012 esse fenômeno se deu nos Estados Unidos.

A OMM também chamou a atenção para as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa, que tiveram um novo recorde em 2012 e devem alcançar níveis sem precedentes em 2013.

 
Saiba mais em Terra.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário