GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

2011 Ano Internacional das Florestas


Após os sucessos e problemas do ano da Biodiversidade em 2010, a ONU declarou 2011 como Ano Internacional das Florestas.

Mas o que isso significa?

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a preservação para uma vida sustentável no planeta.





O assunto se desdobra em diversas questões relevantes. Sob o tema Florestas para o Povo, a iniciativa mundial inclui a promoção de ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, além de mostrar à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.

O tema escolhido não foi por acaso, a importância das florestas vai muito além do que costumamos escutar. A Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente –, parceiro do Green Nation, disponibilizou os seguintes dados: as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

A logo do Ano das Florestas representa de forma clara os conceitos fundamentais dessa estratégia. Os elementos iconográficos na concepção retratam alguns dos valores das florestas e da necessidade de uma perspectiva de 360 graus: as florestas oferecem abrigo para as pessoas e habitat para a biodiversidade, são fonte de alimentos, remédios e água potável, e desempenham um papel vital em manter um clima global estável. A logo ainda reflete sobre o papel central do ser humano na preservação e manutenção das florestas.

 



Dentre as ações que serão realizadas, se destaca o International Forest Film Festival (IFFF), um festival de cinema inteiramente dedicado ao tema das florestas. Em parceria com o Jackson Hole Wildlife Film Festival, o festival busca incentivar a produção intelectual sobre o tema e ainda promover debates e conscientização.






O site do projeto já disponibiliza o calendário do ano com as principais ações que serão desenvolvidas. Dentre elas, seminários, conferências, simpósios e datas comemorativas.

Conheça melhor a proposta e faça sua parte para que 2011 seja verdadeiramente um ano especial, para você, para as florestas, para o planeta.



fontes: Ano Internacional das Florestas; Planeta Sustentável; JHFestival


03 de janeiro de 2011